A Direção Geral de Tráfego lançou uma grande implantação para controlar as estradas espanholas neste verão. Até 39 drones de vigilância voarão pela rede para detectar infrações do motorista e apoiar os doze helicópteros de tráfego que garantem a segurança e mobilidade nas estradas.
Este ano serão 28 a mais que no verão passado, quando a DGT mal tinha 11 desses aparelhos. Mais discretos que os helicópteros, sua especialidade é buscar condutas imprudentes ao volante e monitorar os trechos de maior risco de acidentes e vias secundárias, por onde circulam os usuários mais vulneráveis (ciclistas, motociclistas e pedestres). Portanto, os radares continuarão a ser responsáveis pelo controle de velocidade nas rodovias espanholas.
Mas eles não buscam apenas punir, os drones também são usados para dar suporte em situações de emergência que afetem a circulação da via e a segurança dos usuários. Ao todo, 35 pilotos foram treinados para operar os drones, enquanto uma equipe de 60 pessoas ficará encarregada de controlar as câmeras incorporadas aos aparelhos.
A Direção Geral de Trânsito também divulgou a localização de sua frota de drones. Funcionarão em todo o território nacional, exceto no País Basco e na Catalunha. O maior número de drones concentra-se em Madrid, sao 15 aparelhos na base central que também sobrevoarão as estradas de Castilla-La Mancha, e apoiarão os restantes territórios se necessário. As bases de La Coruña, Zaragoza, Valladolid, Sevilha, Málaga e Valência terão dois drones cada. Além disso, na Cantábria, Astúrias e Extremadura, vão operar duas aeronaves deste tipo em cada território.