Existem muitos imóveis que são colocados no mercado com um preço, mas depois são vendidos abaixo do valor inicial. A aquisição de uma casa deve ser algo considerado e estudado com antecedência. Uma vez definidas as áreas possíveis para a realização da operação de compra, é conveniente fazer uma primeira análise do mercado imobiliário nesses locais para ter uma boa ideia no que investir.
Feita esta primeira análise, a menos que seja uma casa que não queremos perder sob nenhum ponto de vista, um segundo ponto quando se trata de encontrar preços com desconto é ter uma visão analítica, deixando de lado as emoções. Não ter pressa e deixar as semanas passarem pode ser uma forte ferramenta de negociação.
Os bancos são atualmente grandes proprietários de imóveis, muitos deles produto de hipotecas supervalorizadas que explodiram quando a bolha imobiliária explodiu durante a crise financeira de 2008. Em muitas ocasiões, para se livrar de parte de suas ações, os bancos lançam atrativos de ofertas imobiliárias.
Os descontos podem ir até 50 até 70%. Mas é preciso estar atento para detectar se essas reduções são reais ou têm mais a ver com uma desvalorização do imóvel. Às vezes, a diferença de custo se deve ao fato de que quando a instituição financeira ficou com ela, os preços de mercado estavam bem mais altos do que agora. Então, seria aconselhável comparar seu preço com outros imóveis de características semelhantes.
A Internet é uma ótima ferramenta na busca de apartamentos ou casas com preços promocionais. Fazendo uma busca com as palavras-chave em portais imobiliários como Piso.com pode-se encontrar uma lista de dezenas de resultados com descontos desde 3.000 a mais de 100.000 euros, dependendo, claro, do tipo e do preço inicial do imóvel.
Num contexto de crise como o atual, em que todas as atividades econômicas sofrem quedas, a possibilidade de obter empréstimo para adquirir um imóvel com preço reduzido pode ajudar.