A Espanha é um dos países mais procurados da Europa por estudantes de todo o mundo. Os motivos que a tornam tão atraente ocupariam uma extensa lista, e não são difíceis de deduzir. A qualidade do ensino, laboratórios e material didático, combinado com o ambiente seguro das cidades torna a vida dos estudantes mais fácil e atrai diversos jovens em intercâmbio anualmente.
Ainda assim, é uma mudança de país que para muitos pode ser um grande impacto no início – e que, com a devida preparação, pode se tornar uma das mais ricas experiências escolares/acadêmicas da vida do estudante. Esta experiência pode, posteriormente, se transformar em oportunidades de trabalho no país ou para impulsionar as qualificações do estudante no retorno ao Brasil.
Aqui damos algumas dicas básicas que podem ajudar a conhecer melhor a vida dos estudantes na Espanha. Com estes pequenos lembretes, a adaptação ao ambiente estudantil no país pode se tornar muito mais fácil.
• Adaptação à língua – De início, tenha em mente que a maioria das aulas – senão todas, dependendo da instituição – são ministradas inteiramente em Espanhol. Apesar da similaridade entre português e espanhol, é importante ter alguma habilidade para se comunicar e entender a língua do país. Se possível, inicie ou complemente seus estudos em Espanhol já no país – é uma forma de imersão na cultura e expressões comuns que podem ser grandes facilitadores durante as aulas.
• Entre em contato com espanhóis – Cercar-se de brasileiros pode ser uma tentação nos primeiros meses no país, por ser o modo mais confortável de se comunicar inicialmente. Os espanhóis, no entanto, são bastante famosos por sua hospitalidade, e podem ser de grande ajuda para lhe ajudar a treinar suas habilidades na língua nativa e cultura local.
• Prepare a documentação com antecedência – cada instituição tem um prazo próprio para o envio da documentação que o estudante precisa para o visto, mas outras preparações como autenticação de diploma e títulos, tradução de documentos podem ser feitas nesse período. Com a devida organização, os documentos podem ser obtidos com facilidade e rapidez. O visto de estudante é necessário para aqueles que pretendem estudar na Espanha por mais de 90 dias. Mais informações sobre estes documentos podem ser encontradas aqui.
• Fique atento aos prazos das universidades – como mencionado no item anterior, cada instituição possui um prazo diferente. Apesar do calendário escolar ser bastante similar nas diferentes regiões da Espanha, é importante atentar-se à cada lugar – especialmente se pretende mandar aplicações em diferentes universidades. Independente do modo escolhido para ingressar na universidade (programa de bolsas de estudo ou por conta própria), tenha sempre em mãos o contato telefônico e e-mail da universidade – o contato direto é importante para agilizar os processos e documentações.