A solicitação para obter uma autorização na Espanha como profissional altamente qualificado pode ser feita por meio eletrônico. Nesse caso, será necessário que a empresa ou entidade que deseja contratar o Profissional Altamente Qualificado possua uma identificação digital.
A solicitação também pode ser feita por meio de qualquer Registro Público de Subdelegação e Delegação do Governo. Presencial na Sede da Unidade Grandes Empresas e Grupos Estratégicos. Dentre todas essas formas de apresentação, a melhor é fazer a solicitação por meio eletrônico. Além disso, a UGE (Unidade de Grandes Empresas e Grupos Estratégicos) habilitou sua própria plataforma de aplicativos.
Esse tipo de autorização é válida por dois anos como regra geral e pode ser renovada sem problemas, desde que se tenha mantido a relação de trabalho.
Para obter uma Autorização de Residência como Profissional Altamente Qualificado, devemos credenciar e definir muito bem qual a posição que devemos ocupar. Não servirá qualquer posição.
A avaliação do cargo é feita individualmente, levando em consideração a formação, a competência profissional, a experiência profissional, o perfil do cargo, etc.
Outra característica da gestão dessa autorização é o salário definido para o trabalhador. Atendendo às ocupações do Código Nacional das Ocupações, será avaliado que o vencimento previsto no contrato de trabalho ou oferta é o vencimento médio anual por grupos de ocupação, tomando como referência os dados do Instituto Nacional de Estatística.
Para diretores e dirigentes, será exigido um salário mínimo de 54.142 euros e para outros técnicos e profissionais científicos e intelectuais será de 40.077 euros.
Muitas pessoas que desejam dar entrada nesse tipo de expediente, acham que só pode ser feito se o trabalhador tiver curso superior, mas não é obrigatório ter o diploma universitário.