Em tempos de crise no Brasil e no mundo, a saída para muitos é procurar estudos e trabalho em outros países em condições menos severas. Com melhor qualidade de vida, e oportunidades em variadas áreas, o número de brasileiros buscando começar a vida no exterior vem aumentando a cada ano.
Na Espanha, a situação para imigrantes regulares pode ser bem vantajosa. Mesmo após uma época de crise econômica, o país já promete recuperar sua indústria e comercio já no ano que vem. Esta é uma boa notícia para aqueles que estão no pais em busca de alçar voos mais altos no mercado de trabalho europeu – e época ideal para se qualificar em cursos especiais ou de pós graduação.
Para permanecer em território espanhol por mais de 90 dias (que é o limite permitido sem nenhum tipo de visto para brasileiros), o estrangeiro deverá obter visto de estudante ou de trabalho. O modo mais fácil de se conseguir o visto de trabalho é conseguindo uma contratação enquanto ainda reside no Brasil, já que a solicitação estará relacionada ao contrato de trabalho. Sites como www.infoempleo.com ou www.empleate.gob.es são boas opções para procurar oportunidades no país ou conhecer as demandas de seu mercado de trabalho, e assim se familiarizar com as áreas mais carentes de profissionais nas regiões do país.
Para estudantes que pretendem trabalhar em turnos de meio horário, é importante cumprir os requisitos necessários já na contratação. A duração do contrato não pode ultrapassar a duração do visto de estudo, e o trabalho deve estar relacionado com a área estudada. A carga horária semanal pode chegar a até 20 horas de trabalho por semana, exceto em período de férias, quando é permitido ao estudante trabalhar em horário integral.
Para trabalhadores autônomos, é preciso obter visto de residência e trabalho por conta própria. Caso já esteja morando no país, existe a solicitação do arraigo social. O profissional deverá apresentar um plano de trabalho e recursos para investir na área em que deseja trabalhar e é recomendável inclusive alguma recomendação de empresas, que tenham interesse no serviço oferecido.