Todos os passageiros do Brasil, com mais de 12 anos, devem ter um dos seguintes certificados:
a) Certificado de vacinação:
Os passageiros que foram vacinados com um regime completo de Pfizer, AstraZeneca (incluindo CoviShield), Johnson&Johnson (Janssen) ou Coronavac, pelo menos 14 dias antes de sua chegada à Espanha, não precisarão fornecer nenhum teste diagnóstico adicional.
No entanto, é possível que lhes possam fazer um teste de diagnóstico na chegada, se a autoridade de saúde considerar necessário. O certificado deve ser traduzido ao espanhol, inglês, francês ou alemão.
b) Passaporte da vacinação: como obter certificado que comprova imunização contra Covid:
Para vacinas feitas no Brasil, você deve obter o certificado digital do Ministério da Saúde do Brasil na versão em espanhol. Para vacinas feitas na Espanha ou em outro país da União Europeia, você deve obter o certificado digital Covid da UE.
c) Certificado de recuperação de Covid-19:
Passageiros não vacinados e que tiveram a doença podem apresentar certificado de recuperação, desde que tenha se passado mais de 11 dias, a partir a realização do primeiro teste NAAT positivo. Esse certificado terá validade de 180 dias a partir de então. O certificado deve ser traduzido para o espanhol, inglês, francês ou alemão.
d) Certificado de teste de diagnóstico:
Os passageiros não vacinados e que não tenham tido Covid-19 devem fazer um teste de diagnóstico, para entrar na Espanha. Os testes admitidos serão:
1) Testes de amplificação de ácido nucléico (NAAT), que detectam o material genético do vírus (por exemplo, PCR, TMA, LAMP, NEAR, etc.). A amostra deve ser colhida, no máximo, 72 horas antes do desembarque na Espanha.
2) Testes de detecção rápida de antígenos (RAT), que detectam a presença de antígenos do vírus. A amostra deve ser colhida, no máximo, 48 horas antes do desembarque na Espanha. Os testes admitidos são os autorizados pela Comissão Europeia.
Fonte: G1O