Um dos passos mais importantes na carreira acadêmica é, sem dúvidas, a realização do doutorado. E muitos estudantes buscam a oportunidade de desenvolver suas pesquisas em universidades estrangeiras, principalmente as da Espanha, por causa da qualidade dos cursos oferecidos e do prestígio de obter um diploma de outro país. Você é um desses sonhadores que quer se destacar em uma universidade espanhola? Então este artigo é super importante para dar início aos seus planos!
Para concorrer a uma vaga de “estudios de doctorado”, como a modalidade é conhecida na Espanha, é necessário, claro, ter diplomas de graduação e mestrado, espanhóis ou não. Dependendo da área, o doutorado no território espanhol pode durar de 3 a 5 anos.
Como se candidatar a um doutorado na Espanha?
É fundamental pesquisar as universidades espanholas e decidir qual a que mais combina com você e oferece a área de pesquisa desejada. Para se inscrever, é preciso ter concluído pelo menos 300 créditos do Sistema Europeu de Transferência de Créditos ao somar graduação e mestrado, caso a formação seja integralmente espanhola ou europeia.
Já para quem realizou os estudos no Brasil ou outros países, o ingresso à universidade pode acontecer por meio de contratos pré-doutorais, concedidos pela Espanha ou pela própria instituição, ou por meio de bolsas de pesquisa. Algumas instituições solicitam o processo de homologação de estudos, que já falamos por aqui.
Requisitos e documentos para se candidatar ao doutorado na Espanha
No geral, os requisitos e documentos de admissão variam em cada programa ou universidade. É importante pesquisar e entender como funciona cada processo. Mas, no geral, é solicitado:
-
Passaporte válido ou documento de identidade europeu, caso o estudante tenha cidadania europeia;
-
Formulário de inscrição preenchido;
-
Comprovação de títulos acadêmicos, que indiquem o número de créditos cursados;
-
Certificado de proficiência em inglês ou espanhol, a depender do curso;
-
Carta de motivação que demonstre interesse naquela universidade específica, seus objetivos e a indicação da área em que deseja trabalhar;
-
Projeto de doutorado com um resumo estruturado da pesquisa que será realizada;
-
Duas cartas de recomendação de antigos professores, destacando a capacidade analítica do aluno e a sua motivação.
Para realizar um doutorado na Espanha, é preciso muito planejamento. Antes, é importante solicitar o visto de estudante, já que os cursos duram mais do que 90 dias. Os processos burocráticos parecem ser intermináveis, mas com a Espanha Fácil, você não vai ter nenhuma preocupação!
No próximo artigo, falaremos mais sobre o processo de inscrição ao doutorado nas universidades espanholas. iHasta Luego!