A duração dos contratos de arrendamento depende do tipo de imóvel e da finalidade a que se destina.
Antes de escrever um contrato de aluguel , é necessário determinar quanto tempo ele durará. Para um contrato de arrendamento de residência habitual, o prazo inicial habitualmente fixado é de um ano, prorrogável até cinco .
Para contratos com duração inferior a cinco anos , ou sete se o locador for pessoa jurídica, quando o contrato expirar, será obrigatoriamente prorrogado para parcelas anuais até que o aluguel atinja a duração mínima de cinco anos , ou sete anos se o locador é pessoa jurídica.
Após este período, em todos os contratos de arrendamento celebrados desde março de 2019, última reforma da LAU , é estabelecida uma prorrogação tática de três anos para as pessoas físicas , salvo se uma das partes manifestar a vontade de não renovar o mesmo.
E os arrendamentos de três anos?
A LAU estabelece em 2019 que todos os contratos celebrados desde então teriam uma duração mínima de cinco anos , face à duração dos anteriormente assinados, que era de três anos.
Qual é o tempo mínimo de aluguel?
O período mínimo de aluguel é de cinco anos , embora seja usual assinar um contrato de um ano e prorrogá-lo até que esse prazo seja atingido.
Qual é a duração máxima de um aluguel?
Ao contrário do que acontece com a duração mínima, a lei não estabelece um prazo máximo. Em outras palavras, a duração máxima de um aluguel pode ser aquela que ambas as partes definirem .
Contrato de aluguel por tempo indeterminado
Se o contrato de arrendamento de residência habitual for celebrado por tempo indeterminado, a duração será de um ano , podendo o inquilino permanecer na casa até atingir os cinco anos estabelecidos na lei.
Por quanto tempo um contrato de aluguel pode ser prorrogado?
Concluída a duração do contrato de arrendamento, este pode ser prorrogado anualmente até ao máximo de três anos , salvo se o proprietário comunicar com quatro meses de antecedência a sua vontade de não renovar ou o inquilino avisar com dois meses de antecedência.
Duração do contrato de aluguel comercial
No caso de estabelecimentos comerciais, a duração também é livremente acordada entre inquilino e proprietário. Caso a duração não seja determinada, será de um ano. Normalmente, um prazo de cinco anos é definido.
Se a duração do contrato de locação de estabelecimento comercial for inferior a cinco anos, ou inferior a sete anos, se o locador for pessoa jurídica, na data de vencimento do contrato, será obrigatoriamente prorrogado em parcelas anuais até o término da locação. uma duração mínima de cinco anos, ou sete anos se o locador for pessoa jurídica, salvo se o locatário comunicar ao locador, pelo menos 30 dias antes da data de cessação do contrato ou de qualquer das prorrogações, a sua vontade de não renovar.