Com as férias de verão, as praias, festas e bares da Andaluzia ficaram cheios de pessoas sem máscaras e sem distanciamento social. O resultado foi o aumento dos casos de COVID-19, com 221 afetados, e isto preocupou as autoridades. Málaga e Almería são as províncias mais afetadas.
A partir de amanhã, 15 de julho (meia-noite), será obrigatório o uso de máscaras em todos os lugares, inclusive nas praias e ao fazer esportes. Quem for pego sem máscara terá que pagar uma multa.
A ordem foi expedida pelo presidente da Junta, Juana Moreno, que avisou desde a semana passada, sobre a necessidade desta medida para evitar a expansão dos contágios, não só na Andaluzia, mas como no resto da Espanha.
Só no âmbito familiar, entre pessoas que convivam na mesma casa, é que estarão isentas de usar as máscaras.
Possivelmente, acontecerá o mesmo na Catalunha, com 745 novos casos, a maioria deles nas províncias de Barcelona e Lleida. Já existe restrição de mobilidade na cidade de Hospitalet de Llobregat (Barcelona) e Lleida (Tarragona).
O governo central da Espanha alerta que, a maioria dos novos casos ativos de COVID-19, aconteceram em pessoas jovens (menores de 50 anos).
A hora é de responsabilidade individual: distanciamento social, uso de máscaras e higiene das mãos e superfícies.
Texto de utilidade pública