O preço da gasolina atingiu o pico nos últimos sete anos. O litro não ultrapassava 1,40 euros desde 2014, um aumento que coincide com as viagens de férias dos espanhóis. Por isso, recorrer aos postos com os melhores preços pode significar uma economia de até 25%.
Isso se reflete no último relatório da Organização de Consumidores e Usuários (OCU), que analisa os postos de gasolina de cada província por onde passam as estradas que constituem as principais vias de comunicação da Espanha. Especificamente, as estações de serviço são selecionadas em todas as estações de rádio (A1, A2, A3, A4, A5 e A6, juntamente com algumas de suas agências); as rodovias costeiras A7 (Mediterrâneo), A8 (Cantábrico) e A9 (Rías Gallegas); a Rota da Prata A66; a rota A68 do Vale do Ebro; a autoestrada Mudéjar A23 (de Aragão a Valência) e a A62 do País Basco a Portugal.
Com esse planejamento, a OCU compara os preços da gasolina e do diesel para definir quais são os pontos de venda mais ou menos vantajosos para o reabastecimento, com economia média de 15% na gasolina e 17% no diesel, embora em alguns casos a diferença chegue não menos que 25%. No site da OCU você encontrará os detalhes de todos os postos de gasolina auditados pelas províncias e sua localização.
Fonte: El País