As autoridades de saúde estão investigando a morte de um homem de 36 anos de uma cidade em Sierra Sur de Sevilla que sofreu um derrame no início de julho, dez dias depois de receber a vacina de Janssen contra covid-19. A verdade é que a síndrome de trombose com trombocitopenia é uma das reações adversas da vacina Janssen.
O sétimo relatório de farmacovigilância da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde (AEMPS) revelou que até 11 de julho de 2021, quando foram administradas 1.461.846 doses, foram registradas 720 notificações de eventos adversos. De todos os relatórios de eventos adversos recebidos, 140 foram considerados graves. Além disso, a agência divulgou os 10 eventos adversos mais relatados: febre (49%), dor de cabeça (33%), dor muscular (23%), mal-estar (16%), fadiga (9%), tontura (8%), náusea (8%), astenia (7%), calafrios (7%), dor na área de vacinação (6%).
Na fase de aplicação da vacina Janssen à população em geral, foram detectados vários efeitos colaterais graves, mas pouco frequentes, que são trombose e trombocitopenia; Síndrome de vazamento capilar, que é muito rara, porém grave e causa vazamento de fluido dos capilares sanguíneos; e Síndrome de Guillain-Barré. Essa síndrome é um distúrbio do sistema imunológico que causa inflamação dos nervos e pode resultar em dor, dormência, fraqueza muscular e dificuldade para andar. Todas as reações adversas constam na bula do medicamento e são consideradas raras.
Outros casos como miocardite e pericardite após vacinação com Janssen estão sendo investigados. Até o momento, o comitê de farmacovigilância não foi capaz de confirmar a relação.
Fonte: El Economista