Com o objetivo de evitar as tradicionais multidões no centro de Madrid, o El Corte Inglés, Media Markt ou Fnac pedem para antecipar as compras de Natal. A grande associação de consumidores Aecoc promove a campanha “Compre com o tempo” para os cidadãos evitarem longas filas.
Já aderiram à iniciativa sete grandes empresas: El Corte Inglés, Amazon, Decathlon, Leroy Merlin, Cortefiel, Media Markt e Fnac. “Neste 2020 mais do que nunca é preciso evitar situações típicas dessas datas, como longas filas, congestionamentos nos pontos de coleta, maiores prazos de entrega … Tudo isso vai contra a segurança do consumidor e sua experiência”, explica o Diretor de expansão da Aecoc, Carlos Torme, que convoca o maior número de empresas possível para aderir ao movimento.
Há alguns anos, a campanha de natal começa no final de novembro com a Black Friday. Mas este ano as empresas já anteciparam as ofertas para outubro devido à crise do novo coronavírus e também para promover o consumo e antecipar as compras. E de acordo com Torme, 40% dos consumidores estão atrasando suas compras este ano. No caso da Fnac, a empresa de origem francesa adianta as ofertas da Black Friday para 2 de novembro, conforme confirma sua diretora de marketing e comunicação, Beatriz Navarro. Além disso, a empresa reforçou sua logística em face da mais do que provável avalanche de pedidos online.