O Banco Santander e os Correios assinaram um acordo que permitirá aos clientes da entidade sacar e depositar dinheiro nos Correios. Os clientes do grupo financeiro poderão aproximar-se de alguns dos 4.675 postos de atendimento ao cidadão que a empresa postal tem para levantar ou depositar dinheiro, mas além disso, também podem exigir que os Correios entreguem dinheiro para qualquer endereço.
O convênio vai beneficiar os clientes digitais, pois a opção de realizar essas operações com os Correios, assim como os clientes não digitais, estará integrada ao aplicativo do banco, que poderá realizar transações acessando qualquer agência dos correios. As operações serão gratuitas para todos os clientes bancários que residam em um município onde a entidade não tenha presença física. Para movimentar dinheiro nos correios ou solicitar que seja enviado a qualquer ponto, bastará ao cliente apresentar o cartão do banco Santander e o DNI.
Em 75% dos municípios com menos de 1.000 habitantes onde o banco não está presente, existe um posto de atendimento Correios que permitirá ao Santander chegar aos 66% da população que, por enquanto, não tem um serviço de efetivo no seu município.
O presidente dos Correios, Juan Manuel Serrano, garantiu que com o acordo a empresa continua a oferecer os seus serviços as instituições e administrações para promover e desenvolver a atividade da rede de oficinas, uma atividade que garante o acesso ao serviço público à todos e contribui para o desenvolvimento econômico das pessoas e das empresas, tanto nas zonas urbanas como nas zonas rurais de Espanha.
O CEO do Santander Espanha, Rami Aboukhair, indicou que o pacto permite ao banco dar mais um passo na inclusão financeira de milhares de pessoas que vivem em municípios onde a entidade não tem presença física e que, a partir do próximo ano, poderão complementar os serviços de banca digital com o depósito e levantamento de dinheiro, bem como a entrega de numerário ao domicílio em qualquer parte de Espanha.