O Ministério da Justiça atualizou os dados estatísticos sobre as resoluções dos expedientes de Nacionalidade Espanhola até 31 de março de 2023. Nos primeiros três meses do ano, a Justiça resolveu 94.664 processos de nacionalidade espanhola.
O relatório inclui dados sobre a nacionalidade espanhola por residência. Veja a tabela abaixo:
Fornecida pelo Ministério da Justiça, a tabela mostra que até março de 2023, foram recebidos um total de 39.748 pedidos de nacionalidade espanhola por residência. A Justiça conseguiu resolver nos primeiros três meses do ano um total de 92.011 expedientes, com um total de 1.916 negações de nacionalidade espanhola por residência e foram arquivados um total de 737 aplicações.
Estes números apontam que o Ministério da Justiça acelerou seu trabalho e conseguiu reduzir o número de processos em trâmite em um total de 94.664 processos. Algo que é, sem dúvida, uma notícia muito boa.
Além disso, 18 resoluções de concessão foram emitidas por estimativa de sentença. Ou seja, que recorreram e interpuseram o Recurso Contencioso Administrativo de Nacionalidade, obtendo em juízo o reconhecimento do cumprimento dos requisitos para a concessão da nacionalidade espanhola.
Deve-se ter em mente que milhares de pessoas continuam contando com o Recurso Contencioso para agilizar a resolução de seu processo de nacionalidade e que o Ministério da Justiça resolve administrativamente evitar ser condenado a pagar as custas do referido processo judicial. Esses dados não constam nessas tabelas, portanto não sabemos quantas pessoas realmente acessaram esse recurso nesse período.
Dados sobre expedientes s de resolução por ano de entrada e procedimento também foram emitidos. Esses números podem ser vistos na tabela a seguir:
O Ministério da Justiça ainda tem 224.372 processos não resolvidos de nacionalidade espanhola por residência.