Para aqueles que buscam oportunidades mais duradouras na Espanha, a cidadania espanhola pode ser uma boa saída para estabilizar a situação no país, além de oferecer várias vantagens. Para brasileiros, o processo de obtenção da nacionalidade espanhola tem se tornado cada vez mais simples, visto a proximidade política e histórica entre os países atualmente.
Estrangeiros casados com espanhóis podem solicitar a nacionalidade por matrimonio, após residir um ano na Espanha. Em outras situações, como trabalho e estudo, a cidadania pode ser solicitada após dois anos de residência no país.
Apesar de simples, é necessária a realização de uma prova em forma de questionário, que é um dos requisitos obrigatórios para a obtenção de nacionalidade. A prova é dividida em duas partes: a primeira, que testa os conhecimentos do estrangeiro sobre a língua espanhola – para isso é necessário algum estudo sobre a língua, visto que entre o português e o espanhol existem diferenças primordiais que certamente serão testadas a partir do questionário.
A segunda parte contempla questões simples sobre a cultura, política questões gerais sobre o país, e é conhecida como a prova de conhecimentos constitucionais e socioculturais da Espanha ou CCSE. Das 25 questoes abordadas no CCSE, são necessários no mínimo 15 acertos para aprovação. Para quem já mora no país e acompanha suas notícias, ou está imerso em sua cultura, ambos os testes podem ser completados sem maiores dificuldades.
Para filhos de espanhóis ou descendentes, os tramites ficam ainda mais fáceis, desde que se apresente a devida documentação perante os órgãos consulares. Com a cidadania espanhola, o acesso aos serviços públicos no país ficam mais simples e práticos.
A equipe Espanha Fácil está disponível para solucionar suas dúvidas sobre a obtenção da cidadania espanhola e demais tramites relacionados, todos os dias! Conte com nossos serviços para agilizar e facilitar a obtenção de seus documentos, e assim aproveitar uma vida tranquila na Espanha.