A chave para o progresso social da Espanha está com os jovens empreendedores. Então, se você tem disposição, quer mudar de vida e concretizar suas ideias fora do Brasil, esse post é para você!
A pandemia do novo coronavírus revolucionou diversas áreas de nossas vidas e testou a resistência de todas as pessoas para continuar evoluindo e crescendo apesar das adversidades. Também nos permitiu identificar quais são as questões que devem ser enfrentadas para não abandonar o caminho do desenvolvimento social.
Segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2019, cerca de 35% dos jovens pretendiam empreender e um dos principais focos destas gerações é justamente o do empreendedorismo social, que na Espanha tem ganhado especial importância nos últimos anos e se tornou um dos principais motores de mudança.
Se você pensa em vir para a Espanha, Madri é uma das principais opções para novos empresários. A capital espanhola é a terceira cidade europeia com maior poder aquisitivo com clientes dispostos a gastar com produtos de diversas naturezas. Com mais de 500 mil empresas, cerca de 70% das maiores marcas espanholas possuem sede principal na cidade. Por sua boa localização, um bom negócio firmado em Madri tem grandes chances de se expandir nacionalmente.
Barcelona é a segunda cidade mais procurada para iniciar um projeto. É um importante polo de moda, artes, cultura, e áreas criativas. Além disso, tem se destacado nos últimos anos como grande polo de produção e pesquisa científica, com diversas startups e empresas do setor iniciando suas atividades e prosperando com apoio e integração com universidades, instituições públicas e outras empresas.
O que surpreende por ser menos conhecida, porém de grande importância no meio econômico é a cidade de Gijón! No norte da Espanha, se destaca por sua indústria cultural e eficiência das redes. A região é líder no ranking nacional de acesso à internet, e é uma das mais apoiadas pelo governo espanhol nos setores de informação e comunicação.