Pessoas com mais de 25 anos de idade que não possuam nenhuma habilitação acadêmica que dê acesso à universidade poderão acessar os cursos oficiais de graduação em Madri. Basta ser aprovado em um teste de acesso. Somente poderão participar desse vestibular aqueles que cumpram ou tenham completado 25 anos de idade no ano calendário em que se realiza a prova.
As universidades públicas e privadas de Madri realizarão um único concurso para maiores de 25 anos em cada ano letivo. A primeira fase acontecerá no dia 1 de março e a segunda em 30 de abril do ano letivo. Passada a prova de admissão, os candidatos poderão voltar a apresentar-se em convocatórias sucessivas, de forma a melhorar a sua qualificação. A organização dos exames de admissão caberá às universidades e o candidato poderá fazer o exame de admissão em quantas universidades julgar conveniente.
O vestibular para maiores de 25 anos será estruturado em duas fases, uma geral e outra específica e o currículo dos exercícios será o estabelecido para as disciplinas do bachillerato, que corresponde ao ensino médio no Brasil. A fase geral terá por objetivo avaliar a maturidade e idoneidade dos candidatos a estudos universitários, bem como a capacidade de raciocínio e expressão escrita.
O objetivo da fase específica do teste é avaliar as aptidões dos candidatos para estudar com sucesso os diferentes cursos universitários (Artes e Humanidades, Ciências, Ciências da saúde, Ciências Sociais e Jurídicas e Engenharia e Arquitetura).
O candidato terá preferência na admissão na universidade ou universidades em que tenha feito o vestibular e no ramo ou ramos do conhecimento vinculados à opção ou opções aprovadas na fase específica. As universidades de Madrid oferecerão pelo menos três disciplinas das estabelecidas para cada ramo do conhecimento.
Fonte: Comunidad de Madrid