A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde autorizou nesta quarta-feira o primeiro ensaio clínico de uma vacina espanhola contra a Covid-19. A vacina é desenvolvida pela farmacêutica catalã Hipra, especialista em vacinas animais e sediada em Amer(Girona), que realiza esta investigação em conjunto com as equipes de infecção do Hospital Clínic, de Barcelona, e do Josep Trueta, de Girona.
A agência deu permissão para iniciar a inoculação do produto em voluntários. O programa para esta parte do teste em humanos visa determinar as doses apropriadas e avaliar a segurança e tolerabilidade de PHH-1H, como se chama a vacina da Hipra.
Conforme relatado pela AEMPS, esta vacina utiliza duas proteínas recombinantes que correspondem à variante alfae à variante beta. Eles usam as duas proteínas em uma única estrutura chamada dímero e adicionam um adjuvante que aumenta a resposta imunológica. A combinação gera uma resposta imunológica contra a famosa proteína S (Spike) do coronavírus, que é o que o vírus usa para infectar a célula.
A nova candidata pretende garantir maior proteção contra as novas variantes e os resultados laboratoriais mostram uma boa resposta ao delta, agora hegemônico na Espanha, especialmente na Catalunha.
Fonte: La Vanguardia