A Espanha já começou a emitir o certificado digital da UE aos cidadãos que solicitam e começaram a reconhecer o certificado emitido por todos os Estados-Membros da UE. Por isso, torna-se um dos primeiros países a ter este documento que facilitará a mobilidade e a viagem.
Desde a última segunda-feira (7), a Espanha também permite que a entrada dos turistas que sejam vacinados e com tudo isso um passo decisivo é dado na abertura do turismo e assim, a Espanha fica à frente de mais de 20 dias até a data em que esse certificado será obrigatório”, de acordo com o Secretário Geral da Saúde Digital, Alfredo González.
Este documento acredita que um cidadão recebeu o cronograma completo da vacina, possui um teste de diagnóstico, incluindo o teste de antígeno, ou se recuperou da doença. Uma dessas três opções.
O processo de emissão já começou na maioria das comunidades autônomas e a implementação será progressiva e testará ao longo do mês de junho. Todos emitidos desde o início desta semana já são válidos em qualquer país da UE que já está sendo emitido também.
“Podemos já avançar este certificado neste mês, antes no verão, os cidadãos começam a viajar e há uma avalanche de petições.” As autonomias “irão recebendo mais e mais funcionalidades para que nas próximas semanas sem exceção possam começar a emiti-los”.
González reforçou que não é um passaporte que permite viajar, mas um documento que facilita as viagens.
Sem isso, pode viajar, mas “o processo de entrada para o país será mais lento e as medidas adicionais podem ser impostas, com o certificado será muito mais rápido e mais ágil, evitando esperar e controles adicionais”, disse o Secretário Geral da Saúde Digital. .
Todos os aeroportos espanhóis já aceitam esses certificados dos estados que estão emitindo-os. Até sexta-feira, apenas sete Estados-Membros fizeram e nesta segunda-feira já foram validados entre 30 e 40 certificados na Espanha.
Fonte: El Mundo