De um lado, sabores recheados de singularidade. Do outro, uma culinária plural.
Ambas, irresistíveis. Qual a melhor? A escolha é toda sua, mas nós prometemos te dar aquela força de sempre nesta difícil decisão.
Seguimos nossa viagem desbravadora rumo às principais diferenças culturais entre Espanha e Brasil. Hoje é dia de embarcar com a gente nas principais especificidades culinárias destas regiões e descobrir qual sabor mais te agrada.
A gastronomia de um povo é capaz de contar sua história e descrever, de um jeito único, as curvas de uma região. Se de um lado temos a Espanha com uma culinária singular, resultantes de uma alquimia entre sua cultura somada a fatores geográficos e históricos bem particulares, do outro temos o Brasil com sabores plurais.
O primeiro, conta com uma lista de restaurantes premiados ao redor do mundo. O segundo, conta com serviços culinários capazes de agradar a “gregos e troianos”. Mas não se engane, a habilidade brasileira de usar os sabores para agradar os mais variados gostos corre perigo ao lado da personalidade gastronômica do mediterrâneo. Fica com a gente nas próximas linhas para entender o porquê.
A base
Perceba que os aspectos históricos, geográficos e/ou climáticos ditam a base da culinária de um povo. A gastronomia espanhola é essencialmente mediterrânea graças a geografia e condições climáticas favoráveis. O fato de historicamente ter recebido fortes influências das culturas Ibérica, latina e islâmica dá um tom muito original a culinária da Espanha, umas das mais originais no continente europeu.
Podemos atribuir a diversidade gastronômica brasileira a presença de climas e solos muito favoráveis aos mais variados tipos de cultivo. A relação histórica com povos indígenas, africanos e europeus foi essencial na adoção de ingredientes próprios desses povos em pratos típicos brasileiros.
Comer, comer
Dito as influências recebidas por cada nação, é hora de entender quais os principais pratos.
O feijão e arroz, a base da alimentação brasileira, dispensa apresentações. Embora muito saborosa e saudável, essa dupla disputa atenção com pratos cheios de autenticidade regionais. A exemplo da feijoada, do brigadeiro, do vatapá, do pão de queijo e do saboroso acarajé. Mas sabemos que de Brasil você entende, então é hora de viajar na irresistível gastronomia espanhola.
As terras e águas mediterrânea são responsáveis por ofertar aos espanhóis os melhores peixes e carnes. A regionalidade culinária não é aspecto presente só no Brasil. A Espanha também adota o regionalismo em suas composições gastronômicas, mas mantém alguns elementos marcadores de sua identidade, como por exemplo:
-
Cebola e alho como tempero principal das preparações;
-
Azeite substituiu a banha de porco na missão de ser a fonte de gordura mais utilizadas nas preparações quentes e frias;
-
Salada em abundância nas principais refeições;
-
Pão e vinho são acompanhamentos indispensáveis;
-
Os pasteles e tartes, bolos e tortas em espanhol, marcam presença em datas comemorativas.
A Paella – composta por frutos do mar, galinha, chouriço e arroz – é o prato da cozinha espanhola com maior alcance mundial. Mas como nem só de Paella vivem os espanhóis, selecionamos os pratos e/ou ingredientes mais bem quistos pelos castelhanos:
-
Gazpacho – sopa de vegetais servida fria.
-
Tortilla de patata – para os íntimos, omelete de batata.
-
Pistos – receita a base de legumes, verduras e especiarias.
-
Migas – tem como base o pão ou a batata. Os principais acompanhamentos são torresmo, sardinha, chouriço e ovo.
-
Potajes – sopa de grãos e legumes.
-
Garbanzos, Lentejas e Judías – no Brasil atendem por nome de grão-de-bico, lentilha e vagem, respectivamente. Estes grãos são a base de muitas composições gastronômicas.
-
Embutidos – chorizo, jamón e serrano são os mais comuns.
As especificidades da gastronomia espanhola tornam seu diverso repertório culinário em algo singular. A pluralidade presente nos pratos brasileiros, encontra sua singularidade ao abraçar as influências culturais de boa parte do mundo. Estão postos à mesa os diferenciais culinários de cada nação. A escolha é toda sua. Qual o seu menu favorito? Te esperamos no próximo post para continuarmos a “costurar” as principais diferenças entre os aspectos culturais da Espanha e do Brasil.
Lembrando que estamos aqui para ajudá-lo(a) com todos os detalhes da sua viagem para Espanha, seja por motivos de estudo, trabalho ou passeio. Então, conte conosco!