Se você é um amante da literatura brasileira com certeza vai adorar também a literatura espanhola. Hoje esclarecemos um pouco sobre as principais diferenças literárias entre esses dois países.
Nessa nossa viagem entre Brasil e Espanha não poderíamos deixar de falar de uma das mais autênticas formas de deixar registrado a cultura, os hábitos e o modo de se relacionar de um povo: a literatura.
Assim como a nossa brasileira, a literatura espanhola é extremamente rica. As primeiras produções literárias espanholas também são bastante parecidas: seu enfoque principal era basicamente registrar a formação da nacionalidade e as circunstâncias políticas, sociais e culturais.
Enquanto os primeiros registros de literatura brasileira foram datados do século XVI incentivada pelos jesuítas após o descobrimento do Brasil, os primeiros registros de literatura espanhola são datados da época da Idade Média, lá por volta do século XI. Nessa época foi escrito o “Poema de Mio Cid”, o texto narrativo mais antigo em língua espanhola.
A literatura espanhola passou por diversas eras. Sendo elas:
-
Idade Média (Edad Media)
-
A Idade de Ouro (La Edad de Oro)
-
A Idade Contemporânea (La Edad Contemporánea)
Ao longo do tempo grandes escritores espanhóis ficaram famosos no mundo inteiro! Assim como temos Machado de Assis, Guimarães Rosa, José de Alencar, Clarice Lispector e Cecília Meirelles, a espanha presenteou os amantes da literatura com nomes como Miguel de Cervantes, Federico García Lorca, Ramón María del Valle-inclán e Camilo José Cela.
Se você é um amante da literatura brasileira e gosta de se aventurar lendo grandes clássicos, então com certeza vai adorar descobrir a cultura espanhola através dos registros literários dos seus principais expoentes. Saiba que é possível dar o primeiro passo na sua viagem para a Espanha. Abra um livro e vem com a gente!
Separamos 3 grandes obras da literatura espanhola para te ajudar:
-
Dom Quixote de la Mancha – Miguel de Cervantes
A história do engenhoso fidalgo Dom Quixote e de seu fiel escudeiro Sancho Pança conquista leitores geração após geração e é considerada uma das obras primas da literatura espanhola.
-
El gran Galeot – José Echegaray
É uma inusitada mistura de prosa e poesia. José foi o primeiro escritor espanhol a ganhar o prêmio Nobel de Literatura
-
Tirano Banderas (1926), Ramón María del Valle-Inclán
Um clássico que narra a queda do ditador sul-americano Santos Banderas, que governa a região fictícia de Santa Fé da Terra.
Curiosidade: sabia que na Praça de Espanha, uma das mais importantes praças de Madri, existe um conjunto escultórico que homenageia o escritor Miguel de Cervantes? São esculturas das figuras do seu famoso livro. Além do fidalgo Dom Quixote, há ainda o seu fiel escudeiro, Sancho Pança, o seu cavalo, Rocinante e a sua dama, Dulcinea. Ao chegar na Espanha, venha conhecer!
Viajar pelos livros pode ser a porta de entrada para desvendar a rica cultura espanhola que tem na literatura um dos seus principais marcos. Essa viagem pelos livros te deixou com ainda mais vontade planejar sua vinda a Espanha? Conte com a gente!