A Espanha é fácil e também muito poderosa! O novo relatório trimestral da empresa de consultoria de residência e cidadania global Henley & Partners divulgou a lista dos passaportes que mais oferecem maior liberdade para viajar para qualquer lugar do mund e a Espanha figura em terceiro lugar. Em primeiro são os passaportes do Japão. O passaporte brasileiro ficou em 20º lugar na lista, ao lado do argentino, com acesso livre a 170 países.
Atualmente, os cidadãos japoneses podem visitar 193 países sem visto. Empatados em segundo lugar ficam Singapura e Coreia do Sul, que têm direito de acessar livremente 192 países. Em terceiro lugar estão Alemanha e Espanha, cujos passaportes dão direito a entrada em 190 países.
Outro índice disponível é o da Arton Capital, que leva em consideração os passaportes de 193 países membros das Nações Unidas e seis territórios: Taiwan, Macau, Hong Kong, Kosovo, Território Palestino e Vaticano. Os territórios anexados a outros países são excluídos. Neste caso, a Espanha figura em segundo lugar.
O ranking feito pela empresa coloca os Emirados Árabes Unidos em primeiro lugar. Em segundo lugar, estão empatados 11 países de maioria europeia: Alemanha, Suécia, Finlândia, Luxemburgo, Espanha, França, Itália, Holanda, Áustria, Suíça e Coreia do Sul.