A Espanha está revendo seus prazos, procedimentos e requisitos para estrangeiros que trabalham com audiovisual, já que os atuais não correspondem à realidade e às demandas do mercado de trabalho.
O departamento de migração enviou instruções para simplificar e agilizar a concessão de autorizações e vistos para todos os trabalhadores que vêm à Espanha para fazer séries, filmes ou anúncios. A flexibilidade chega na hora certa para beneficiar alguns produtores com projetos pendentes no país. Apenas um deles, segundo dados do Secretário de Estado, vai investir quase 362 milhões de euros na filmagem de cenas de 33 séries e 18 filmes nas Ilhas Canárias, Andaluzia, Madrid, Aragão, Catalunha, Navarra, Ilhas Baleares e Valencia.
O audiovisual é um dos setores que o presidente Pedro Sánchez declarou estratégico e um dos pontos fracos para a Espanha concorrer a esse milionário negócio são os excessivos encargos administrativos e as dificuldades burocráticas. O Governo acredita que a produção audiovisual no país cresça 30% nos próximos quatro anos.
O processo de documentos para que atores, produtores, maquiadores, eletricistas ou cinegrafistas estrangeiros viajem e trabalhem na Espanha durante o período de execução de seus projetos faz parte de uma lei de 2013 de apoio aos empresários e à sua internacionalização.
Fonte: El País