Um decreto do Delegado da Área de Governo para oMinistério do Meio Ambiente e Mobilidade, publicado no dia 30 de julho, aprovou a convocação pública de subsídios para a implementação da taxa de infraestrutura para veículos elétricos da anuidade de 2021.
O objetivo desta ação é apoiar o desenvolvimento do veículo elétrico na Espanha que, devido à ausência de emissões diretas, deverá ter um papel importante na renovação da frota de táxis, ônibus, veículos particulares e cargas e descargas da cidade de Madrid e na redução das emissões do tráfego rodoviário.
Na primeira linha de ações está previsto um investimento de dois milhões de euros, auxílio para a melhoria da infraestrutura para recarga de bateria de veículos elétricos,principalmente para aqueles veículos e serviços com a maior contribuição para a mobilidade urbana em termos de quilômetros percorridos. Além disso, também estão previstos pontos de recarga de acesso público, com ainstalação de pontos de nos espaços de trabalho e pontos de recarga de estacionamentos residenciais.
A implantação do projeto deve ser acompanhada da ampliação da rede de recarga de baterias de veículos elétricos, com a meta de ter um milhão de pontos em operação até 2025. Ao todo, calcula-se que serão necessários cerca de três milhões de pontos de carregamento acessíveis ao público em 2030.
Fonte: Boletim Oficial do Governo