A vacinação contra Covid-19 está progredindo na Espanha em direção à meta inicial de atingir 70% da população adulta com a imunização completa. Hoje, são mais de 31,4 milhões de pessoas – 66,27% da população – que receberam o esquema completo de vacinação contra o coronavírus segundo dados do Ministério da Saúde. E são mais de 35,6 milhões – 75,2% da população – que tomaram pelo menos uma dose.
As comunidades autônomas já aplicaram mais de 63 milhões de doses das vacinas Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen desde o início da campanha de vacinação, há mais de seis meses. O número de doses administradas no fim de semana ultrapassou 500.000.
Atendendo apenas à população com mais de 12 anos, a vacinação ultrapassa 84,7% com pelo menos uma dose, e cerca de 75% têm o esquema completo. O Ministério da Saúde também foca nos maiores de 40 anos e, em relação a esse grupo, cerca de 94% já receberam pelo menos uma injeção, enquanto mais de 91% completaram o ciclo de vacinação.
Astúrias foi a primeira comunidade autônoma a atingir 70% da população totalmente vacinada em meados de agosto. Castilla y León, Extremadura e Galícia atingiram este valor no final do mês.
A campanha de vacinação tem se estendido às faixas etárias de forma decrescente, embora o avanço ocorra antes da imunização de 100% de cada grupo. Em julho foi a vez os jovens de 30 anos serem vacinados, logo em seguida iniciou-se a administração das doses nos jovens de 20 anos e os adolescentes de 12 a 19 anos começaram a receber as primeiras doses no início de agosto.
Um mês após o início do curso, as comunidades começaram a pisar no acelerador para vacinar adolescentes. Segundo o ministro Darias, o objetivo é que “algumas semanas antes do início do ano letivo, a maior parte desse grupo esteja totalmente vacinada”. Até o final de agosto, metade da população de 12 a 19 anos já havia recebido pelo menos uma dose.
Fonte: RTVE