A Espanha emitiu um total de 21.069.583 certificados digitais COVID da União Europeia até o momento, dos quais 20.186.693 são CCD-UE para vacinação, 456.646 para recuperação e 426.244 para teste diagnóstico.
Um dos principais objetivos deste sistema é facilitar a mobilidade e circulação seguras entre os países membros da União Europeia. Neste sentido, 1.303.977 viajantes se beneficiaram da rota de acesso Fast Control nos aeroportos, utilizando o seu Certificado na aplicação SPTH, enquanto, nos portos, foram contabilizados um total de 10.404 acessos.
Além disso, o Ministério da Saúde atendeu mais de 94.505 ligações de viajantes e cidadãos para o serviço de linha direta e 52.975 e-mails sobre o uso do aplicativo SpTH + e emissão de certificados.
As comunidades autónomas que emitiram mais certificados em relação à sua população são as Ilhas Canárias (63,57%), Galiza (62,69%), Catalunha (59,58%), Comunidade Valenciana (59,13%) e o País Basco (45,92%), todos acima de 45% e a média nacional que atualmente é de 44,4%.
Todos os cidadãos espanhóis podem dirigir-se às suas comunidades e cidades autónomas para solicitar o CCD-UE pessoalmente e/ou eletronicamente nas suas três modalidades: vacinação, recuperação e teste diagnóstico. O formato eletrônico é o mais escolhido pelos cidadãos.
Estes números, que são enviados semanalmente à Comissão Europeia, confirmam o elevado interesse da população em obter o Certificado Digital COVID da União Europeia, elemento fundamental para incentivar a mobilidade segura e facilitar a recuperação económica do nosso país e espaço comum europeu.
A sua emissão é gratuita e efetuada em formato eletrônico ou em papel, através das Comunidades Autónomas. Além disso, na sede eletrônica do Ministério da Saúde é possível obter o certificado nas modalidades de vacinação e recuperação da doença em formato digital e Caderneta. Da mesma forma, as pessoas vacinadas pela Saúde Militar podem obtê-lo no Ministério da Defesa.
Fonte: Gobierno de España