A Espanha desbancou a Itália e faturou o título de país mais saudável do mundo. O título foi concedido na edição de 2019 do Bloomberg Healthiest Country Index, que avalia e classifica a economia de 169 países, levando em consideração o que se oferece para a boa saúde da população.
A Espanha deu um salto até o primeiro lugar. Em 2017, ano do levantamento anterior, o país se encontrava em sexto lugar.
O levantamento leva em consideração, variáveis como: expectativa de vida, fatores ambientais e acesso ao saneamento e água potável. Além de penalizar os países com problemas de obesidade e uso do tabaco.
Entre os países que fazem parte da União Europeia, a Espanha tem a mais alta expectativa de vida. Considerando esta variável, entre todos os países do mundo, ficou atrás somente do Japão e da Suíça, segundo dados da Organização das Nações Unidas.
Além da Itália, que ficou com o segundo lugar somente outros 4 países europeus ficaram entre os 10 melhores da edição de 2019: em terceiro lugar, Islândia; em quinto, Suíça; a Suécia, em sexto e a Noruega, em nono.