Na última quinta-feira (19) foi Dia do Empreendedorismo Feminino. Cada vez mais mulheres entram no mundo dos negócios e conseguem tirar seus planos e ideias do papel. Mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus, Brasil e Espanha têm um número significativo de aberturas de novos negócios administrados por mulheres: Cerca de 45% desse público tem o empreendedorismo como principal fonte de negócio.
A Câmara de Comércio da Espanha oferece um programa chamado PAEM, Programa de Apoio Empresarial as Mulheres que, nada mais é, para incentivar cada vez mais o público feminino de colocar em prática seus projetos. As mulheres que precisam de ajuda para dar o pontapé inicial para abrir uma empresa poderão contar com esse programa.
Por meio de especialistas dessas Câmaras, é dada atenção direta e personalizada fornecendo: Informações sobre oportunidades de trabalho autônomo, legislação, procedimentos, endereços de interesse. Assessoria especializada em temas como gestão de negócios, planos de viabilidade, análises de comércio interno e externo e novas tecnologias.
Ajudam a elaborar o plano de negócios e apresentá-lo às linhas de microcrédito nas entidades financeiras com as quais o Secretário de Estado da Igualdade tenha celebrado acordos de colaboração. Você pode escolher se deseja receber esta assessoria de maneira online ou pessoalmente na Câmara de Comércio da sua cidade.
Confira os locais que possuem o PAEM:
A Coruña, Álava, Alicante, Almería, Andújar, Avilés, Ayamonte, Badajoz, Barcelona, Bilbao, Briviesca, Burgos, Cáceres, Cádiz, Campo de Gibraltar, Cantabria, Cartagena, Castellón, Ceuta, Ciudad Real, Córdoba, Cuenca, Gijón, Girona, Granada, Huesca, Lanzarote, La Rioja, León, Linares, Madri, Mallorca, Miranda del Ebro, Motril, Murcia, Navarra, Oviedo, Palencia, Pontevedra, Reus, Santa Cruz de Tenerife, Santiago de Compostela, Sevilla, Soria, Toledo, Torrelavega, Valencia, Valladolid, Vigo, Vilagarcía de Arousa y Zamora.
O programa é gratuito para a mulher empreendedora sendo financiado com o Fundo Social Europeu e pelo Instituto para Mulheres e pela Igualdade de Oportunidades.