Três meses após o início da campanha de vacinação contra o Covid-19 na maior parte da Europa, a Espanha registrou 7.067.371 milhões de doses administradas dos três soros que chegaram até agora: Pfizer, Moderna e AstraZeneca. Foram concluídas 2.505.842 orientações com as duas doses obrigatórias, segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, correspondentes à última sexta-feira (26).
Para alcançar a tão esperada imunidade coletiva neste verão, especialistas estimam que cerca de 70% da população de nosso país, cerca de 33 milhões de pessoas, deve receber as duas doses. Com isso, considerando o número de diretrizes concluídas até o momento, a Espanha precisaria de mais de 39 meses e meio para obter imunidade ou, em outras palavras, levaria mais de 3,29 anos para alcançá-la. Se o cálculo for feito em relação ao número de doses individuais administradas, a perspectiva melhora, mas o objetivo não seria alcançado no verão. Para acontecer, os serviços regionais de saúde deveriam injetar um total de 66 milhões de doses.
As previsões otimistas do Governo e do Ministério da Saúde, são a chegada de novos soros a partir de meados de abril e também o previsível aumento de fabricação da Pfizer. A vacina Janssen que está para chegar também tem a virtude de ser uma dose única, por isso não precisa de um segundo soro para completar a imunidade.