A Espanha superou o objetivo principal que governos de todo o mundo se propuseram para enfrentar a pandemia, vacinar 70% da população com o esquema completo contra o coronavírus. O Ministério da Saúde comunicou que no total, até o momento, foram inoculadas 66.130.220 doses no país, com as quais mais de 36,5 milhões de pessoas – 77% da população – têm pelo menos uma dose e mais de 33,3 milhões têm o esquema completo em um esforço inédito do sistema público de saúde que se destaca no cenário internacional. Com 47,45 milhões de habitantes, a Espanha ocupa o 27º lugar na lista dos países mais populosos. Nenhum com uma população semelhante ou maior conseguiu vacinar mais rápido, de acordo com o repositório da Universidade de Oxford, Our World in Data. O único que chegou perto é o Canadá, com 67%.
Todos os outros que alcançaram esse marco antes têm populações muito menores – Dinamarca, Uruguai, Islândia, Malta … – enquanto os mais próximos e mais comparáveis, como Itália, França e Alemanha, mal conseguiram ultrapassar 60%. Também os países que começaram a vacinar mais cedo devido a seus acordos com empresas farmacêuticas – Estados Unidos, Reino Unido e Israel – são notavelmente mais lentos devido à relutância de parte de sua população em se vacinar.
Os especialistas insistem que nem tudo está feito. Que ainda há mais de cinco milhões de pessoas a serem vacinadas e que se for necessária uma terceira dose não há garantia de que o sucesso se repita. A variante Delta faz com que o alcance de 70% da população vacinada não seja mais suficiente para atingir a imunidade em grupo.
Fonte: El País e La Moncloa