Devido à preocupante evolução da pandemia, o Ministério das Relações Exteriores da Espanha anunciou a suspensão da entrada de passageiros da Colômbia, Argentina, Bolívia e Namíbia para turismo e estudos a partir de hoje, 27 de julho.
A Portaria SND / 791/2021, de 23 de julho, publicada no Diário Oficial do Estado (BOE), é adotada após análise da incidência em países que apresentam evolução desfavorável de sua situação epidemiológica. Trata-se de uma medida que visa “identificar eventuais casos importados e limitar a disseminação descontrolada deles” e que se soma à quarentena de 10 dias que já era exigida, embora haja uma série de exceções que são as que detalharemos a seguir.
Foram levados em consideração os “altos acúmulos de incidentes, a taxa de positividade, a taxa de exames diagnósticos, a taxa de população vacinada, as capacidades de resposta contempladas no Regulamento Sanitário Internacional, informações sobre a circulação de variantes de especial preocupação identificada nesses países e o número de sequências realizadas, bem como o elevado número de voos e pessoas de alguns deles ”.
O BOE destaca que os passageiros da Colômbia, Argentina, Bolívia e Namíbia (exceto para viajantes em trânsito com destino a um país da UE) devem ser colocados em quarentena por 10 dias após sua chegada. Serão aceitos testes Naat, testes baseados em técnicas moleculares equivalentes e testes de antígenos.