Entre as muitas medidas adotadas para controlar a pandemia do novo coronavírus, o cancelamento de voos da Espanha para o Reino Unido foi imposto pelo Governo Espanhol com o seguinte anúncio feito em Moncloa:
Na reunião sobre o controle da crise na União Europeia, nesta terça-feira (22) foi analisado o avanço do coronavírus detectado no Reino Unido e por isso o Governo apelou para que sejam evitadas viagens não essenciais e decidiu suspender a entrada de cidadãos do Reino Unido no Território espanhol, exceto para cidadãos espanhóis ou residentes na Espanha.
A medida foi tomada após exposta a necessidade de tomar medidas coordenadas em Bruxelas, como a Espanha afirmou ontem. A decisão da Espanha foi adotada mediante a um comum acordo com Portugal e implicará um reforço dos controles na fronteira de Gibraltar. O Presidente do Governo, Pedro Sánchez, tomou estas decisões com o seu homólogo, o Primeiro-Ministro português António Costa. Da mesma forma, o Ministro da Saúde, Salvador Illa, fechou acordos com a Ministra da Saúde de Portugal, Marta Temido.
Por sua vez, a Ministra das Relações Exteriores, Arancha González Laya, informará imediatamente o Governo britânico e a Comissão Europeia sobre a decisão.
Esta medida visa impedir a expansão de uma nova onda da pandemia do Covid-19, que parece ser mais contagiosa, embora não pareça mais letal.
Na Espanha, além da suspensão dos voos com o Reino Unido, será também efetuado um controle mais reforçado na fronteira com Gibraltar, onde já foi detectado o primeiro caso de infecção pela nova onda.