A partir desta segunda-feira (26), a Espanha volta a viver um Estado de Alarma para conter a segunda onda do novo coronavírus com características diferentes do ocorrido no primeiro semestre, mas com restrições em todo o país.
Foi imposto um toque de recolher diário das 23 horas às 6 da manhã. Cada comunidade autônoma poderá solicitar uma modificação deste horário em uma hora, além de complementar com outras medidas. A princípio, este Estado de Alarma terá uma duração de 15 dias, mas a intenção do Governo Nacional é impor restrições até o dia 9 de maio. Da mesma maneira de que se os casos melhorem, poderá ser interrompido.
O número de pessoas em reuniões sociais foi reduzido para um máximo de 6 pessoas, cada Comunidade Autônoma poderá também limitar a movimentação em seus territórios e também a circulação entre uma e outra. A Comunidade Autônoma de Canárias é uma exceção por ter os dados sanitários controlados, por isso, não é aplicável a restrição de movimentos durante a noite.
Vale destacar que o momento atual da Espanha é igual ao da maioria dos países europeus, onde se registra um crescimento considerável no número de casos de contágio da Covid-19. Hoje, estão ocupados mais de 12% dos leitos em hospitais do território espanhol e a média máxima nas Comunidades Autônomas é de 22,48%.
Por isso, toda a situação levou o Governo a impor medidas restritivas para evitar qualquer impacto negativo, prevenindo desde um primeiro momento um colapso no sistema assistencial nos hospitais.