Embora os brasileiros estejam habituados ao Natal com árvore enfeitada, troca de presentes, ceia à meia-noite e à visita do bom velhinho, em outros países a celebração pode variar. Acompanhe o artigo e saiba mais!
Antes de tudo, é importante falarmos que o período natalino na Espanha é um pouco diferente do Brasil. Os espanhóis celebram o Natal do dia 24 de dezembro a 6 de janeiro e, em espanhol, a festa se chama “Navidad”. Até aí, já conseguimos perceber bastante diferença entre os dois países. Mas, você sabia que na Espanha a chegada do Papai Noel não é celebrada? É isso que iremos explicar agora!
Para começar, enquanto no Brasil as crianças enviam cartas ao bom velhinho, na Espanha elas enviam seus pedidos aos Reis Magos, que “retornam” com os presentes não na noite de Natal, mas sim no dia 06 de janeiro, no qual a Espanha celebra o Dia de Reis e finalmente realiza a abertura dos presentes que ficam dispostos na árvore de Natal.
O Dia de Reis também influencia outros aspectos das comemorações natalinas no país, como a típica “Roscón de Reyes”, um tipo de bolo em que um brinquedo ou uma fava vêm escondidos na massa. Além disso, os pequenos de famílias mais supersticiosas também costumam deixar seus sapatos do lado de fora da casa com palha ou cevada, para que o capim alimente os animais que carregam os Reis Magos e esses deixem os presentes em troca do gesto de solidariedade.
Já na decoração, assim como no Brasil, o presépio também é bastante importante no Natal e ganha uma versão chamada de “Portal de Belén”, que também é construída com a figura de Maria, José e a manjedoura com o bebê Jesus. Além disso, é claro que não pode faltar muita luz, e a já citada Árvore de Natal. Tudo isso acompanhado de uma ceia com as mais diversas iguarias da rica gastronomia espanhola.