O período de vacinação coincide com um verão e, nessa situação, surge a pergunta: posso tomar sol depois da vacina Covid? José Antonio Trujillo, especialista em Medicina Geral do Hospital Quirónsalud Málaga explica que não há contra-indicação para banhos de sol, independentemente da vacina aplicada. Mas, a principal recomendação é que as pessoas não se exponham ao sol por horas porque ele pode aumentar a temperatura do vacinado e mascarar um possível efeito colateral como a febre.
O tempo prolongado ao sol pode dificultar saber se a temperatura está subindo ou não. Por este motivo, a recomendação dos especialistas é não se expor ao sol nas primeiras 24 horas e assim evitar qualquer reação provocada pela alta temperatura.
Você também deve evitar o consumo de medicamentos que não foram prescritos. Em alguns casos em que a primeira dose surtiu efeito, para a segunda poderia ajudar tomar paracetamol para acalmar a dor de cabeça, a febre ou o desconforto geral.
Nas recomendações do Ministério da Saúde para a vacinação, não é feita menção à proibição do banho de sol após a vacinação, sendo aconselhável a escolha de atividades ao ar livre para evitar infecções.
Fonte: NIUS