O Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação atribuiu o Prêmio Alimentar da Espanha ao Melhor Vinho de 2021, ex aequo, aos vinhos ‘Campillo 57 Gran Reserva 2013’ da Denominação de Origem Qualificada Rioja, de Bodegas Campillo, de Laguardia (Álava); e ‘Vilarnau Ecológico Brut Rosado Reserva’, da Denominação de Origem Cava, das Bodegas González Byass.
Na atribuição destes prémios participou um júri composto por personalidades de reconhecido prestígio do sector vitivinícola, que elegeu os vencedores entre os vinhos mais pontuados do Concurso Internacional Bacchus 2021.
Campillo 57 Gran Reserva 2013
Vinho tinto elaborado com uvas das castas Tempranillo e Graciano, da colheita de 2013. A vindima e a seleção são efetuadas manualmente, a partir de uvas das quintas Villa Lucía e Larraz. O vinho descansou 24 meses em barris de carvalho francês..
Cava Vilarnau Ecological Brut Rosado Reserva
Obtido a partir da mistura das uvas Garnacha Tinta (85%) e Pinot Noir (15%). As uvas utilizadas para a sua produção provêm de vinhas próprias, localizadas na envolvente da adega e certificadas com o distintivo Viticultura Ecológica desde 2015, o que implica o máximo respeito pela biodiversidade da flora e fauna do meio ambiente.
Fonte: El Economista