O quadro clínico que a Covid-19 está produzindo mudou desde o início da pandemia. A alteração do olfato, paladar e febre alta não são mais sintomas exclusivamente marcantes do coronavírus. O aviso foi dado peloimunologista Alfredo Corell, que foi infectado com Covid-19 apesar de ter sido vacinado.
O professor da Universidade de Valladolid explicou que os sintomas variam desde o início da pandemia. Assim, o quadro clínico da Covid-19 mudou para os vacinados. “A febre já não era o sintoma mais permanente, a perda do paladar e do olfato também não, e a coriza, dor de garganta ou tosse seca e dor nos pulmões apareciam como sintomas muito frequentes nas pessoas vacinadas”explicou Corell.
Essa reflexão não se baseia apenas em sua experiência, uma vez que o próprio imunologista inicialmente associava seus sintomas a um quadro alérgico. Vários especialistas do Reino Unido, um dos países com maior número de vacinados, estão apreciando essa mudança. Assim, Tim Spector, professor de epidemiologia genética no King’s College London, apontou que a variante delta causa sintomas diferentes dos das versões anteriores do vírus. Especificamente, o grupo de sinais está mais associado a um resfriado comum.
“As pessoas podem pensar que estão apenas tendo um resfriado sazonal e continuar a frequentar festas, onde podem infectar cerca de seis pessoas”, avisa Spector em um vídeo divulgado por sua empresa, Zoe, e divulgado pela BBC. Com base nos dados coletados, ele lançou uma lista dos sintomas mais comuns causadas pela variante Delta, que são: dor de cabeça, dor de garganta, secreções nasais, febre e tosse.
Fonte: El Economista