Como já havíamos comentado em nossa série Trabalho na Espanha, para qualquer tipo de curso com mais de 90 dias, é necessário solicitar um visto de estudos ainda no Brasil. Porém também é possível solicitar a autorização de estudos diretamente na Espanha, dentro dos primeiros 60 dias após a chegada no país ou no Espaço Schengen. No Brasil, através do Consulado da Espanha o prazo médio para conceder o visto é de 30 dias aproximadamente, e o documento é colocado no próprio passaporte.
Uma das perguntas mais frequentes em relação ao cartão (tarjeta) de estudante é sobre os meios financeiros: quanto dinheiro preciso provar para obter um cartão de estudante na Espanha?
REQUISITOS DO CARTÃO DE ESTUDANTE
A Autorização de Estadia para Estudos é a autorização que se deve obter quando um cidadão estrangeiro não comunitário pretende vir a Espanha e iniciar uma formação específica. Neste artigo aqui explicamos mais a fundo o que é a autorização de estudo e a diferença com o visto de estudante.
O primeiro passo para solicitar esta autorização é ter uma matrícula para realizar algum curso específico na Espanha. A referida matrícula pode ser em centro público ou privado, não há problema, mas é muito importante que este centro seja autorizado pelo Ministério da Educação.
Além disso, junto com a matrícula, você deve provar que possui seguro de saúde, meios financeiros suficientes ou que não possui nenhum tipo de antecedentes criminais ou policiais, entre outros requisitos. Lembrando que a Espanha Fácil pode te ajudar com os melhores seguros de saúde da Espanha, com a solicitação, tradução e apostilamento dos seus documentos para o processo de autorização ou visto de estudos.
Se pretender conhecer em detalhe todo o processo de candidatura e concessão da Autorização de Estadia para Estudos na nossa série Trabalho na Espanha, clique aqui paea ler mais.
MEIOS ECONÓMICOS PARA O CARTÃO DE ESTUDANTE
Um dos pilares fundamentais desta autorização são os meios económicos. Como mencionamos, esse requisito deve ser comprovado no Consulado da Espanha ou no Departamento de Migração, dependendo de onde você estiver no momento da solicitação.
Nesse sentido, e ao contrário do que pode acontecer com outras autorizações na Espanha, os regulamentos de imigração determinam muito bem os meios econômicos que devemos ter para vir estudar na Espanha. Estes meios econômicos estão contemplados no artigo 38.º do Real Decreto 557/2011, de 20 de abril.
Os meios econômicos necessários para cobrir as despesas de permanência e regresso ao seu país, e dos seus familiares, são:
– Para seu sustento, um valor que representa 100% do IPREM mensal. Neste caso, em 2023, significa que devemos ter 600 euros por mês. Este valor pode ser reduzido à metade se provarmos que cobrimos totalmente as despesas derivadas do alojamento.
– 50% do IPREM por cada familiar dependente. Isto representa um montante de 300 euros mensais em 2023.
Como você pode ver, os regulamentos a esse respeito são muito claros e definem e regulam muito bem o valor específico que devemos provar quando queremos obter uma Permissão de Estudo na Espanha.
Lembramos que normalmente a cada ano o IPREM (Indicador Público de Receita de Efeitos Múltiplos) tende a variar, por isso é muito importante que no início do ano estejamos bem atentos a esse indicador para saber o valor específico que devemos comprovar, para autorizações como esse. Nós da Espanha Fácil sempre estamos à disposição para te ajudar com todas as informações que você precisa. Entre em contato conosco se você está planejando vir estudar na Espanha.