Pessoas com Covid-19 podem perder o olfato e o paladar por até cinco meses após a infecção, de acordo com um estudo preliminar apresentado na 73ª reunião anual da Academia de Neurologia dos Estados Unidos.
O estudo envolveu 813 profissionais de saúde com teste positivo para Covid-19. Cada pessoa preencheu um questionário online e um teste caseiro para avaliar seu paladar e olfato em média cinco meses após o diagnóstico. Eles classificaram seus sentidos de paladar e olfato em uma escala de 0 a 10. Os pesquisadores descobriram que nem todos recuperam totalmente o sentido do olfato.
Um total de 580 pessoas perderam o olfato durante a doença inicial. Desse grupo, 297 participantes (51%) disseram que ainda não recuperaram o olfato cinco meses depois, enquanto 134 participantes (17%) tiveram uma perda persistente do olfato quando avaliados com o teste caseiro. Em média, as pessoas avaliaram seu olfato como sete entre dez após a doença, em comparação com nove entre dez antes de adoecerem.
Um total de 527 participantes perderam o paladar durante a doença inicial. Desse grupo, 200 pessoas (38%) disseram que ainda não haviam recuperado o paladar cinco meses depois, enquanto 73 pessoas (9%) tiveram perda de persistência do paladar quando avaliadas com o teste caseiro. Em média, as pessoas avaliaram seu paladar como oito em cada dez após a doença, em comparação com nove em cada dez antes de adoecer.
Os resultados mostram que uma alteração do olfato e paladar pode persistir em várias pessoas com Covid-19. Isso enfatiza a importância de acompanhar as pessoas que foram infectadas e a necessidade de pesquisas adicionais para descobrir o escopo dos problemas neurológicos associados ao Covid-19.