Muitos se perguntam como está sendo feita a Campanha de Vacinação na Espanha que foi um dos países da Europa que mais sofreu com a pandemia do Covid-19.
Em dezembro de 2020 foi dado o pontapé inicial, a Etapa 0 de desenvolvimento, autorização e análise de vacinas feita pelo Ministério da Saúde Espanhol.
Em janeiro, as primeiras doses das vacinas Pfizer, Moderna e Astrazeneca foram disponibilizadas, porém, no fim deste mesmo mês, a Espanha se tornou o primeiro país europeu a suspender parcialmente a vacinação devido às dificuldades de entrega das doses. O Governo de Madri anunciou que a paralisação ocorreu para garantir a segunda dose aos que já tinham recebido a primeira.
Durante essa Etapa 1, de dezembro a fevereiro, os grupos prioritários foram os residentes e pessoas que trabalham em asilos e de atenção a dependentes e profissionais da saúde.
A Etapa 2 foi iniciada em meados de fevereiro e está programada até junho de 2021 já que neste período vão chegar outras doses contra o Covid-19. A prioridade será feita na seguinte ordem:
– Maiores de 80 anos;
– Profissionais da saúde menores de 56 anos;
– Trabalhadores com função social essencial menores de 56 anos;
– Pessoas entre 70 e 79 anos;
– Pessoas entre 60 e 69 anos;
– Menores de 60 anos em condições de risco;
– Pessoas entre 56 e 59 anos;
– Pessoas entre 45 e 55 anos;
A programação é que ainda no mês de junho a vacina esteja amplamente disponível e todo o grupo de risco e prioritário já esteja vacinado com a chegada do verão.