A União Europeia estuda abrir suas fronteiras em junho. Os diferentes países europeus da Comissão de Bruxelas, foram comunicados para que facilitem a entrada de estrangeiros já vacinados por suas fronteiras, como pode ser o caso de passageiros dos Estados Unidos ou do Reino Unido.
A abertura das fronteiras não implica uma abertura total e irrestrita. O que se pretende fazer é receber turistas e passageiros de países de fora da União Europeia, mas de forma totalmente segura. Para isso, ele levantou a opção de permitir essas viagens a pessoas que já estão vacinadas. Nesse sentido, devemos ressaltar que a vacinação deve ter sido com uma das vacinas reconhecidas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).
Essa exigência significaria que qualquer pessoa vacinada, por exemplo com o Sputnik, a vacina russa, não poderia viajar para a Europa no momento, pois está em processo de autorização.
Por enquanto, a União Europeia autorizou o uso de quatro vacinas:
– BioNTEch / Pfizer;
– Moderna;
– AstraZeneca;
– Janssen;
Se esta medida for finalmente implementada e a Europa abrir as suas fronteiras, será publicada uma lista de certificados nacionais de países terceiros que podem ser reconhecidos, com o objetivo de evitar fraudes e que as pessoas vacinadas possam viajar.
Neste momento existe uma limitação de viagens não essenciais a Espanha, e a lista de passageiros que podem vir para a Europa é publicada e atualizada periodicamente.
Vale destacar também que para vir à Espanha é necessário que o teste PCR seja negativo nas 72 horas anteriores à viagem.