Encontrar um apartamento está cada vez mais difícil. Quando os preços são acessíveis , o estado da casa deixa a desejar , e quando o apartamento está em boas condições, alguns dos requisitos exigidos pelos proprietários falham. Os proprietários só têm olhos para a solvência financeira do futuro inquilino: quanto mais, melhor. Como consequência, a desigualdade de oportunidades aumenta e as pessoas com baixos rendimentos têm de ultrapassar uma pista de obstáculos sufocante para obter as chaves de qualquer apartamento
O stock de apartamentos para aluguel caiu 27% no segundo semestre de 2022, segundo dados do XXXVI Relatório do Mercado Imobiliário , elaborado pela Tecnocasa e pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona. A demanda não para de crescer , mas há cada vez menos imóveis disponíveis. Os preços, portanto, disparam. “ O rendimento depende mais da evolução do mercado do que da época do ano. O nível de tensão nos municípios é decisivo”, explica Font.
Não há época do ano em que alugar um apartamento seja mais barato. Os valores permanecem constantes ao longo da temporada, sem grandes altos e baixos, mas em alta. Os proprietários, tendo isto em conta, aproveitam a falta de oferta para brincar com os imóveis como quiserem : o arrendamento é viável a qualquer momento e podem impor abertamente as condições. A única coisa que segue um padrão cíclico são as pesquisas, que atingem seu pico em janeiro e setembro.
Os estudantes universitários são outra das grandes incógnitas desta equação. A maioria prefere sair de férias com as chaves no bolso, mas alguns não têm outra opção a não ser procurar um teto sobre suas cabeças após as férias de verão. “É aconselhável terminar o curso com a lição de casa feita, sem atrasar desnecessariamente a busca por um apartamento ”, afirma Ferrán Font, porta-voz do Pisos.com. Isabel, uma estudante galega radicada em Madrid, valoriza a tranquilidade de “deixar tudo amarrado” em junho, embora não ignore as desvantagens: “ Os contratos são anuais, por isso é obrigado a pagar o verão inteiro , mas isso é melhor do que buscar algo em setembro e ter que brigar com o mercado imobiliário.”
Resumindo, para alugar um imóvel na Espanha hoje em dia, não existe uma melhor ou pior época, tendo em vista a desigualdade entre a oferta e a demanda.
Portanto, para conseguir alugar o imóvel dos seus sonhos na Espanha sem dor de cabeça, conte com o time imobiliário da Espanha Fácil.