O Plano de Choque foi aprovado este ano para recuperar o atraso na maioria das solicitações de nacionalidade espanhola por residência. Mas, você deve se perguntar quais expedientes exatamente serão resolvidos com essa ação.
Provavelmente, conforme ocorrido em 2019, este plano intensivo terá um grande impacto, sobretudo, nos expedientes apresentados por via telemática, já que são os que estão mais avançados já que possuem números de expedientes e a documentação dos solicitantes já foi aprovada digitalmente.
Também terão um grande efeito aqueles processos que estão como “Calificación” , ou seja, expedientes que têm requerimentos já feitos ou que estão ainda em fase inicial.
A verdade é que todos os expedientes serão beneficiados neste momento, porém as solicitações que foram feitas de forma telemática, habilitada pelo Ministério da Justiça, poderão sofrer alterações mais rápidas.
Ou seja, não podemos esquecer que o grande bloco que pode receber esse impulso do Plano de Choque são todas aquelas solicitações que já estão em estágios finais ou muito avançados, como na Qualificação. Arquivos sobre os quais resta apenas uma decisão a ser tomada.
Os arquivos de nacionalidade espanhola dos Sefarditas também serão beneficiados com este novo Plano de Choque.
Deve-se ter em mente que atualmente o Código Civil estabelece várias formas para poder acessar ou solicitar a nacionalidade espanhola, neste momento podemos encontrar:
– Nacionalidade espanhola por opção
– Carta da nacionalidade espanhola por natureza
– Nacionalidade por posse de estados,
– Ou a nacionalidade espanhola por residência, etc.
Neste caso, o Plano Choque funcionará nos processos de nacionalidade espanhola por residência, pelo que estas “nacionalidades” como a espanhola por opção não beneficiarão deste novo processo.
Neste momento, só resta esperar um pouco para ver os grandes efeitos que este Plano de Choque pode ter nas candidaturas à nacionalidade espanhola.