Todo país tem seu costume e história que para muitos estrangeiros podem ser engraçados e curiosos. A Espanha não é diferente. Separamos aqui no nosso blog alguns fatos que você não sabia sobre a Espanha. Confira:
– O centro da Espanha
O primeiro de nossos curiosidades sobre a Espanha é que Madri não é apenas a capital da Espanha. É também o centro geográfico do país. E no centro de Madrid, você pode encontrar a Puerta del Sol (“The Sun Gate”), que é o centro do país e do sistema de estradas radial espanhol.
– O primeiro romance moderno é o espanhol
O fato curioso sobre a Espanha é que o primeiro romance “moderno”, o livro traduzido em mais línguas depois da Bíblia, e aquele que detém o título de melhor livro da história, foi escrito por um espanhol, Miguel de Cervantes. É “Don Quixote” e foi escrito em 1605.
– Cerca de 406 milhões de pessoas no mundo falam espanhol.
Um fato divertido sobre o espanhol é a segunda língua do mundo com mais falantes nativos. Ele vem logo depois do chinês e logo antes do inglês. O espanhol nasceu na Espanha, mas hoje é falado em todo o continente americano e em alguns lugares da África e da Ásia.
– Na Espanha, diferentes idiomas são falados.
Outro fato interessante sobre a Espanha é que, embora o espanhol seja o idioma majoritário, a Espanha tem quatro idiomas oficiais. Eles são catalão, basco, galego e aranês. Existem outras línguas minoritárias românicas, embora não oficiais, que têm um reconhecimento especial, como o grupo astur-leonês (bable) e aragonês (aragonés) em Aragão. Você pode pensar nisso como inglês e francês no Canadá.
– A maior montanha espanhola não está na Espanha.
Bem, é na Espanha, mas não na Península Ibérica. Um fato divertido sobre a Espanha é que a montanha mais alta do país é o Monte Teide (3718 metros). Essa montanha está situada nas Ilhas Canárias e é um vulcão ativo. Como conseqüência de suas erupções, as praias da ilha de Tenerife são de areia preta em vez de branca.
– Os Europeus tem chocolate graças ao espanhol
Um fato interessante sobre a Espanha é que, graças às colônias que os espanhóis estabeleceram no continente americano e suas relações com o norte da África, hoje a Europa pode desfrutar de laranjas, abacates, cacau, batatas ou açúcar. Os europeus não conheciam nenhuma dessas coisas até o século XV.