Esta terça-feira, 9 de novembro, é feriado na Comunidade de Madri, dia que honra a Virgem de Almudena a padroeira (patrona em espanhol) de Madri.
Superado o pior da pandemia do Covid-19, será celebrada na Plaza da Almudena, uma oferenda de flores, tradicionalmente organizada, para homenagear a Virgem. Este ano, também, se pede para doar alimentos não perecíveis para associações religiosas sem fins lucrativos. Além disso, na terça-feira,haverá uma missa solene na Plaza de la Almudena, que culmina com uma procissão ao Palácio Real após o término da missa. Essa cerimônia, conhecida pelo nome de Missa Mayor, decorre habitualmente na Plaza Mayor de Madri, embora,dessa vez, decorra em espaços limitados, para evitar multidões e será transmitida pela entidade regional de televisão pública Telemadrid.
Mas por que a Virgem Almudena é a padroeira de Madri?
Segundo a tradição, os habitantes cristãos da cidade de Madri esconderam a Virgem no século VIII, antes da iminente invasão sarracena. Sua imagem foi mantida em um cubo na parede, para evitar que fosse danificada ou profanada. Algum tempo depois, em 9 de novembro de 1085, durante o mandato do Papa Gregório VII, uma procissão foi organizada, em torno da parede, e foi então que várias pedras foram destacadas de lá, expondo a imagem da Virgen de la Almudena, que estavaescondida por tantos séculos. No século XVII, existem evidências de que o Conde Duque de Olivares escreveu à Câmara Municipal, para promover a construção de um templo que iria venerar a Virgem de la Almudena como padroeira de Madri. No entanto, foi apenas em 1646 que Almudena se tornou a padroeira da vila, altura em que também se tornou “protetora e intercessora para todo o sempre” da capital.
Fonte: El Confidencial