Ao ar livre e com poucas multidões. É assim que os espanhóis planejam as férias para 2021 e fazem do turismo rural um dos destinos mais procurados. Enquanto se aguarda a reativação da chegada de turistas internacionais, as reservas para se deslocarem dentro do país triunfam e animam o setor que ainda não sabe se conseguirá salvar devido à quinta onda de contágios e às novas restrições que se anunciam. As buscas para passar alguns dias em casas rurais dispararam 30% em relação a 2019, quando a pandemia ainda não havia estourado, segundo dados do Clubrural.com, que tem mais de 28 mil estabelecimentos.
Por comunidades, a Catalunha lidera e responde por 21% das reservas, embora nos últimos dias as compras nessa autonomia tenham diminuído, provavelmente devido ao aumento vertiginoso das infecções naquela área. É seguido por Castela e Leão, Astúrias e Madri.
Chama a atenção que 72% dos que procuram este tipo de alojamento preferem que a casa fique isolada e longe do núcleo urbano e 76% reservem uma casa inteira, sem áreas comuns com outras pessoas. Além disso, 83% valorizam os espaços exteriores de forma muito positiva.
Fonte: NIUS