A etapa da educação infantil deve ser entendida como o momento em que o foco deve estar voltado para o desenvolvimento integral da criança. Para Juan Sánchez Muliterno, presidente da Associação Mundial de Educadores Infantis, a fase educativa não se trata apenas de aprender a ler e escrever, mas sim oferecer uma educação integral e de qualidade que consiga lançar bases sólidas para o futuro da criança.
Especialistas destacam também que as crianças são mais do que um número correspondente a uma nota, principalmente porque gentileza, amizade, empatia, auto estima, tolerância ou respeito são valores necessários ao sucesso e à convivência pacífica que não podem quantificados como os resultados nas provas.
Segundo os especialistas da Amei-Waece, algumas das deficiências observadas nas novas gerações são a força de vontade e o esforço. “Costumamos ouvir mensagens sobre a necessidade de se empenhar para atingir objetivos na vida, porém, o consumidor e a sociedade assistencialista transmitem ideias subliminares na direção oposta. Parece que a qualidade de vida pode ser alcançada sem trabalho e os filhos crescem sem desenvolver a capacidade de esforço que os ajuda a enfrentar os desafios e as dificuldades que a vida apresenta.”, assinalam.
Hoje, mais do que nunca, é necessário fomentar a capacidade de autodomínio das crianças para que possam suportar os esforços que a vida em sociedade exige. Muitos pais, por um amor incompreendido, procuram evitar para os filhos as dificuldades que tiveram que superar na infância. Isso os leva a serem superprotetores e a oferecer-lhes uma vida confortável, onde não precisam fazer nenhum esforço para conseguir o que desejam.
Qual a sua opinião sobre isso? Independente do resultado na escola, master ou qualquer outro tipo de avaliação que você tenha feito, a Espanha Fácil te deseja um ótimo fim de ano, um 2021 cheio de realizações e claro… BOAS NOTAS!