A presidente do Governo de Navarra, María Chivite, anunciou esta semana que o Executivo Regional não pedirá a renovação do toque de recolher depois de verificar que a quinta onda do Covid-19 está diminuindo com força.
Em entrevista coletiva por ocasião do início do curso político, a presidente afirmou que essa decisão é consistente com os indicadores epidemiológicos, pois o limiar de altíssimo risco já ficou para trás.
Além disso, a chefe do Executivo adiantou que o Governo de Navarra está estudando a desaceleração com os diferentes setores sociais e económicos e com os diferentes departamentos do Governo para avançar numa progressiva flexibilização das medidas na capacidade e horários das atividades de lazer e culturais.
Em relação à capacidade do estádio El Sadar, atualmente em 33%, ela indicou que a capacidade nos campos de futebol será tratada no Conselho Interterritorial e um intervalo será abordado em nível nacional para a Comunidade Autônoma.
A presidente convocou os que estão relutantes em vacinar para serem vacinados, já que as mesmas evitaram 44% dos casos sintomáticos, 82% das hospitalizações, 79% das internações hospitalares e 96% das mortes na quinta onda. María Chivite lembrou que os “botellones” em Navarra são proibidas, havendo ou não toque de recolher.
Fonte: El Español