Um estudo divulgado no informativo “La Razón: revelou o surpreendente número de que funcionários assintomáticos de supermercados com funções de atendimento ao cliente têm 5 vezes mais probabilidade de teste positivo por Covid-19.
Aqueles que lidam com clientes têm 5 vezes mais probabilidade de teste positivo do que seus colegas em outras posições, de acordo com o primeiro estudo desse tipo, realizado nos Estados Unidos e publicado na revista ‘Occupational and Environmental Medicine’.
Além disso, entre aqueles com teste positivo, três em cada quatro não apresentaram sintomas, sugerindo que esses trabalhadores-chave podem ser um grande reservatório de infecção.
Os pesquisadores testaram 104 funcionários de uma mercearia em Boston, nos Estados Unidos para SARS-CoV-2, o vírus responsável pela infecção Covid-19. Tiveram também que fornecer informações sobre Covid-19, incluindo sintomas e exposição a qualquer pessoa com SARS-CoV-2 confirmada durante os últimos 14 dias. Informações sobre saúde mental foram obtidas a partir de dois questionários validados para depressão e ansiedade: PHQ-9 e GAD-7.
Um em cada cinco (21 em 104) trabalhadores testou positivo para SARS-CoV-2, indicando uma prevalência de 20%. Três em cada quatro daqueles com teste positivo (76%) não apresentaram sintomas. E daqueles com teste positivo, a maioria (91%) tinha um papel voltado para o cliente, em comparação com 59% daqueles com teste negativo.
Noventa e nove funcionários responderam aos questionários de saúde mental: 24 funcionários relataram pelo menos ansiedade leve. Apenas metade (46%) deles disse que poderia praticar o distanciamento social de forma consistente no trabalho, enquanto a maioria (76%) daqueles que não estavam ansiosos conseguiam fazê-lo.