Em abril de 2017 o Ministério de Justiça espanhol encomendou ao Colégio de registradores da Propriedade, Mercantil e de Bens Móveis a análise de mais de 77 mil expedientes de nacionalidade espanhola por residência que foram iniciados no primeiro semestre do ano 2015.
A boa notícia é que o Ministério de Justiça Espanhol prorrogou a encomenda de gestão para a tramitação dos expedientes de nacionalidade espanhola pelo Colégio de registradores da Propriedade, Mercantil e de Bens Móveis dos expedientes de nacionalidade que foram iniciados no 2º semestre do ano 2015 (junho a dezembro de 2015). O projeto marca uma importante modernização da administração pública espanhola, e hoje é um dos processos mais avidamente acompanhados por estrangeiros vivendo no país. Sendo assim, quem solicitou nacionalidade durante o 1º e o 2º semestre de 2015 tem a chance de ter seu processo agilizado e já pode esperar resultados em breve! Nos últimos meses (setembro de 2017, outubro 2017) já começaram a sair publicações da 1ª encomenda realizada pelo MJ (Ministério de Justiça), e com esta prorrogação, a expectativa é que novas homologações sejam divulgadas nos próximos meses.
Entre os anos de 2010 e 2014 o Colégio de Registradores tramitou mais de 700.000 expedientes de nacionalidade espanhola.
Nos últimos anos, a demanda de solicitações de nacionalidade na Espanha cresceu em um número maior que o suportado pelos sistemas de processamento do governo, gerando um grande atraso e uma situação de colapso na analise dos pedidos. Por mês, são mais de 13 mil pedidos de nacionalidade espanhola pelo país. Dessa forma na Espanha se protocola uma média de 500 pedidos de nacionalidade espanhola por dia. Como o MJ Espanhol não possui meios humanos e materiais para fazer frente a uma elevada quantidade de pedidos tem-se encomendado esta gestão/análise ao Colegio de registradores.
Para acompanhar a tramitação dos pedidos feitos em 2015, consulte o site do Ministerio da Justiça, preenchendo este formulário.
Para consultar pedidos anteriores a 2014, acesse este link.
Para saber se tem direito e como requerer a nacionalidade espanhola, confira o resumo que a Espanha Fácil preparou para você neste artigo!